top of page

Sangramento gengival

Atualizado: 21 de ago. de 2019

Alguma vez você já percebeu algum sangramento nas gengivas ao fazer a higiene bucal?



Geralmente quando isto ocorre, a nossa primeira reação é reduzir a escovação e o fio dental com receio de que irão machucar ainda mais. Na verdade, o sangramento nas gengivas é justamente um sinal de que elas não estão saudáveis como deveriam. Portanto, é justamente nestas situações que devemos dar ainda mais atenção aos hábitos de higiene bucal.

A principal causa do sangramento nas gengivas é a inflamação gengival, também chamada de gengivite, provocada principalmente pela higienização inadequada, isto é, remoção inadequada de placa bacteriana dos dentes na linha da gengiva.

Se a placa não for removida com escovação regular, utilização de fio dental e visitas ao dentista para consulta de controle e profilaxia, ela endurecerá e se tornará o cálculo dental, que é conhecido como tártaro. Caso este não seja removido periodicamente, com o passar do tempo, irá evoluir para um quadro mais avançado de doença na gengiva, a periodontite.

Ocasionalmente, outros fatores também podem levar ao sangramento gengival:

Excesso de força na escovação;

Restaurações, dentaduras e próteses mal adaptadas ou mal ajustadas;

Uso inadequado de fio dental;

Infecções relacionadas ao dentes ou gengivas;

Periodontites precoces ou necrosantes;

Alterações hormonais durante a gravidez;

Desordens hemorrágicas;

Uso de afinadores do sangue;

Deficiência de vitamina K;

Diabetes;

Leucemia;

HIV.

- Outras doenças

Em virtude dos riscos elevados para rápidas perdas dentárias e ósseas ou sequelas como a retração gengival, o ideal é sempre procurar imediatamente um serviço odontológico especializado.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page