O estresse pode causar dor de dente e prejuízos na saúde bucal?

Atualizado: 26 de fev. de 2020

Resolvi escrever esse post em virtude da alta incidência de pacientes com problemas dentários e articulares desencadeados pelo estresse, e por sugestão de uma paciente e amiga que, recentemente, passou por uma fase conturbada em sua vida e teve diversos problemas incluindo dor, dificuldade de abertura da boca e fraturas dentárias.

Com a vida corrida que levamos atualmente, a falta de tempo aliada à constante pressão e preocupações às quais estamos sujeitos tem levado grande parte das pessoas a um estresse constante. Essa condição afeta não só o lado emocional, como também a saúde geral, como já sabemos, mas o que a maioria não sabe é que a saúde bucal também é prejudicada. Baixa imunidade, gastrites e úlceras, dores de cabeça e enxaquecas, insônia, depressão e problemas cardíacos, entre outros, são alguns exemplos das consequências do estresse no estado emocional e na saúde geral.

Igualmente, a saúde bucal é afetada de diversas formas, a mais comum delas é o surgimento de hábitos parafuncionais, como bruxismo e apertamento. Outras manifestações são aftas, cáries, necrose pulpar (quando a polpa do dente morre, necessitando de tratamento de canal), tártaro, gengivite (inflamação das gengivas), doença periodontal (inflamação dos ossos de suporte dos dentes) e mau hálito. Estes quadros podem provocar dores nos dentes, nos ouvidos, na musculatura da cabeça e do pescoço, nas articulações e podem contribuir para a diminuição da capacidade de abertura da boca. As dores variam bastante, podendo ser agudas ou crônicas, difusas ou localizadas, o que muitas vezes dificulta o diagnóstico adequado.

O estresse pode também ser responsável por um impacto comportamental negativo sobre a saúde e higiene bucal, porque as pessoas tendem a piorar seus hábitos, negligenciando a higiene bucal, aumentando o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, modificando a dieta e descontrolando cuidados com o diabetes.

O tratamento odontológico é definido de acordo com as manifestações apresentadas. Geralmente é indicado um tratamento multidiciplinar complementar, incluindo psicoterapia, fisioterapia, entre outros.

Fontes:

53 visualizações2 comentários