Gengivite e Doença periodontal

A gengivite é uma inflamação da gengiva, causada pela presença da placa bacteriana (biofilme dental), uma película esbranquiçada e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Este biofilme deve removido diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, pois as bactérias ali presentes poderão infeccionar a gengiva e progressivamente, e atingir a região ao redor dos dentes, o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto irá provocar o amolecimento e a consequente perda dentária. Estágios da doença periodontal:

Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente forem insuficientes para remover a placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Poderá ocorrer sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Este primeiro estágio da doença periodontal pode ser revertido, já que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não foram atingidos.

Periodontite: nesta fase, o osso e as fibras de sustentação dos dentes são danificados de forma irreversível. Ao redor da gengiva começa a formar uma bolsa que avança para baixo provocando o armazenamento de detritos e placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a controlar a doença e prevenir danos maiores.

Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes são destruídos, o que faz com que os dentes migrem, mudem de lugar ou tenham mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.

Como saber se tem doença periodontal?

A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas os outros estágios são mais comuns entre os adultos. Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida. Visite seu dentista ao notar qualquer um dos seguintes sintomas:

- Gengiva vermelha, intumescida ou inchada, ou flácida;

- Gengiva que sangra durante a escovação ou o uso do fio dental;

- Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva;

- Gengiva que se separa ou se afasta dos dentes, criando uma bolsa;

- Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde;

- Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival;

- Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

Qual é o tratamento indicado?

Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajudará a evitar que a placa se forme. Visitas periódicas ao dentistas são importantes para a manutenção da saúde bucal.Uma limpeza profissional feita pelo seu dentista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu - o tártaro. Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva. Com consultas regulares a seu dentista, o estágio inicial da doença pode ser tratado antes que se torne um problema tão sério. Casos mais graves, no entanto, necessitarão de um tratamento mais complexo.

#gengivite #periodontite #doencaperiodontal #tratamentodagengivite #placabacteriana #biofilmedental #saúdebucal

Fonte: https://www.colgate.com.br/oral-health/conditions/gum-disease/what-are-the-stages-of-gum-disease

0 visualização