De quanto em quanto tempo devo trocar a escova de dentes?

Quando o assunto é higiene bucal, o primeiro item que lembramos é da escova de dentes, pois é o principal acessório utilizado para remover a placa bacteriana. Quando a placa bacteriana não é removida adequadamente, ela pode provocar o aparecimento de tártaro, cáries e doenças das gengivas e dos tecidos de suporte dos dentes. E, para mantermos uma boa escovação e preservarmos a saúde bucal, a troca periódica da escova é fundamental.

Ainda que algumas pessoas tenham o costume de prolongar a vida útil da escova, a troca deve ser feita, em média, a cada 3 meses. Depois deste período, é possível observar uma deformação e desgaste das cerdas, comprometendo a eficácia da remoção da placa bacteriana sobre a superfície dos dentes e da gengiva. Para ajudar a identificar este momento, que pode ser menor do que de 3 em 3 meses, existem alguns modelos de escovas que oferecem marcações nas cerdas que diminuem com o uso, facilitando a identificação da hora certa de substituir por uma nova. Outra dica é, sempre que as cerdas começarem a deformar, está na hora de trocar, porque nestas condições, a higiene bucal através das escovação não conseguirá ser efetiva.

A necessidade da troca da escova periódica também se dá porque, a medida que o tempo passa, ocorre o aparecimento de microorganismos na escova, o que aumenta o risco de complicações bucais e sistêmicas na saúde geral das pessoas, como câncer de boca ou endocardite bacteriana.

#escovacao #saudebucal #escovadedente #escovadedentes #dralucianapaiva #drapaiva #lucianapaiva #paivaodontologia