top of page

Cuidados para prevenir a cárie na quarentena do coronavírus

Atualizado: 28 de mar. de 2020



O distanciamento social que a quarentena do coronavírus nos impõe é uma medida importantíssima neste momento para controlar a curva de crescimento da pandemia, porém, o impacto econômico, social e psicológico é extremamente elevado. Pelo fato de estarmos em casa o dia todo e pela ansiedade gerada, ocorre que acabamos exagerando na alimentação, seja na quantidade ou frequência. Devemos selecionar também o tipo de alimento que ingerimos. Portanto, se não tivermos cuidado e disciplina na nossa dieta, teremos prejuízos para a saúde bucal e geral. Seguem dicas para prevenir a cárie na quarentena:


Cuide da sua higiene Bucal: a higiene bucal adequada é uma das melhores maneiras de prevenir a doença cárie, embora seja uma doença multifatorial. Escovar corretamente os dentes após as refeições, com creme dental, e usar fio dental, que remove os restos de alimentos e a placa bacteriana nos locais aonde a escova não chega. Enxaguatórios bucais que contenham flúor também ajudam a fortalecer a estrutura dental.


Evite açúcar e carboidrato: os produtos industrializados, principalmente, possuem um elevado teor de açúcar (sucos, bolachas, bolos, refrigerantes, doces, balas, chicletes, sorvetes, etc.). Os carboidratos e açúcares são altamente cariogênicos.



Evite "beliscar" e fazer vários lanchinhos: cada vez que ingerimos açúcares e carboidratos, as bactérias cariogênicas produzem ácidos, reduzindo o pH da boca; neste período ocorre a descalcificação dentária, que é a cárie. A saliva trabalha para restabelecer a neutralidade do meio bucal, mas este processo leva, aproximadamente, 30 minutos. Portanto, é fundamental reduzirmos a frequência da ingestão dos alimentos, para não termos tantos períodos acidez bucal durante o dia.


Fico à disposição para lhe ajudar. Caso você tenha dúvidas ou perguntas, entre em contato comigo.

@drapaiva

@lucianapaivaodontologia

luciana@lucianapaiva.com.br


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page