Mau hálito: definição e causas

Atualizado: 1 de Abr de 2019

A halitose, ou mau hálito, é um termo utilizado para descrever qualquer odor desagradável exalado pela boca ou nariz. Existem mais de 80 causas que podem provocar halitose, segundo recentes pesquisas internacionais. Cerca de 75% dos casos têm sua origem em um problema bucal.

Causas:

- Má conservação dos dentes, inflamação das gengivas e doença periodontal, abscessos, infecções na boca;

- Maus hábitos de higiene bucal, resíduos de alimentos retidos entre os dentes, presença placa bacteriana (biofilme dental), de saburra lingual (placa bacteriana esbranquiçada, amarelada ou amarronzada, que se forma no fundo da língua);

- Tabagismo;

- Consumo de álcool e café;

- Ingestão de alimentos como cebola, alho ou condimentados;

- Menor produção de saliva (por isso, o odor matinal é sempre mais forte do que os que ocorrem durante o dia);

- Ressecamento da boca (Xerostomia) decorrente de jejum prolongado, desidratação, exposição ao ar condicionado, estresse, uso de certos medicamentos, doenças sistêmicas associadas, assim como respirar pela boca e falar por muito tempo;

- Infecções do trato respiratório (amigdalites, sinusites, etc.), doenças sistêmicas como diabetes, doenças no rim, fígado e pulmão e problemas gastrointestinais, que podem incluir refluxo ácido e outros problemas de digestão estomacal.

#halitose #mauhalito

Fontes: